O Que Terá Acontecido a Baby Jane (1962)
País: USA, 134 minutos
Titulo Original: What Ever Happened to Baby Jane?
Diretor(s): Robert Aldrich
Gênero(s): Drama, Terror, Suspense
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Figurino em Branco e Preto (Norma Koch)
INDICAÇÕES
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Atriz (Bette Davis)
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Victor Buono)
Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Ernest Haller)
Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Joseph D. Kelly)
Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra
Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira (Bette Davis)
Prêmio de Melhor Atriz Estrangeira (Joan Crawford)
Festival Internacional de Cannes, França
Prêmio Palma de Ouro (Robert Aldrich)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Bette Davis)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Victor Buono)
Grêmio dos Diretores da América
Prêmio por Direção Excepcional (Robert Aldrich)
Prêmios Laurel, USA
Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Bette Davis)
Sinopse: O Que Terá Acontecido a Baby Jane? é um suspense de primeira. Escrito por Lukas Heller a partir do romance de Henry Farrell, o filme conta a história da rivalidade entre duas irmãs. Jane foi, quando criança, um sucesso do vaudeville, despertando o ciúme de sua irmã Blanche. Quando adultas, o cenário se inverte: Blanche é uma estrela de cinema, enquanto Jane não consegue mais se destacar, até um acidente de carro do qual Blanche sai paralítica. Anos depois, é Jane quem cuida da irmã, abusando dela física e psicologicamente quando descobre os planos de Blanche.
Realizado por um diretor competente, com um roteiro exemplar e contando com duas atrizes em grande forma, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? ocupa, com justiça, um espaço na história do cinema. É um brilhante exercício narrativo, cuidadoso na construção dos personagens, de suas relações e, conseqüentemente, na tensão que permeia toda a produção.
É difícil afirmar quanto o antagonismo entre as atrizes influenciou o antagonismo entre as personagens, mas é fato que a repulsa entre as duas irmãs é palpável na tela. Aproveitando o máximo de cada cena, o diretor Robert Aldrich leva o início deste rancor até à infância, dando motivos para ele e fazendo com que o espectador realmente acredite nos problemas entre as irmãs Hudson.
Assim, o roteiro segue uma estrutura clássica do suspense, onde os atos de crueldade que começam levianos vão se tornando, pouco a pouco, mais graves – um exemplo é o ótimo Louca Obsessão. Este crescimento gradual da violência ocorre na mesma medida da perda de sanidade de Jane Hudson, processo desenvolvido com extremo cuidado pelo roteiro, por Aldrich e por Bette Davis. Dessa forma, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? consegue a façanha de angustiar o espectador por transmitir, de maneira eficaz, os motivos pelos quais tudo acontece, tornando os eventos mais reais.
O que também colabora para isso é o fato de a violência jamais ser o principal objetivo de Aldrich. Pelo contrário, a obra é muito mais um terror psicológico do que um suspense repleto de sangue. A preocupação com o desenvolvimento de cada personagem é clara e pode ser percebida inclusive na maneira como o roteiro trata Edwin Flagg, que, mesmo com pouco tempo em tela, tem sua personalidade e relacionamento com a mãe bem esclarecidos.
Da mesma maneira, Blanche Hudson é construída como uma mulher que, em outros tempos, deve ter sido forte, mas encontra-se completamente fragilizada em função de sua condição. Completamente à mercê da irmã, Blanche busca maneiras de escapar, em um crescente grau de desespero que contagia o espectador. Para isso, colabora a atuação de Crawford, que transmite de maneira extremamente eficaz a degradação física da personagem.
Mas o grande apelo de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? é mesmo a estupenda Bette Davis. Sem dúvida uma das melhores atrizes já vistas, Davis domina a tela com sua Baby Jane. O que a torna uma vilã tão fascinante não é ela ser capaz de atos de maldade, e sim o fato de, no fundo, não passar de uma criança. De certa forma, Jane jamais cresceu, acreditando possuir o mesmo brilho de outrora. Com isso, ela arrepende-se de seus atos, apesar de não hesitar em cometê-los. É uma figura trágica, misto de tristeza, melancolia e, claro, ódio. As cenas nas quais ela apresenta para Flagg o número da infância são tão apavorantes quanto de quebrar o coração.
É nessa complexidade psicológica dos personagens que a tensão cresce, culminando em cenas que poderiam soar sem a menor graça se o espectador não estivesse tão envolvido na história. É o caso da surpresa no jantar de Blanche, por exemplo, que funciona exatamente pela platéia acreditar que Jane é capaz de fazer aquilo. O mesmo ocorre no final na praia, que nada tem de apoteótico ou climático ao extremo, mas assombra e perturba pelo aspecto doentio de tudo aquilo que o envolve.
Além do roteiro, das atuações e da direção de Aldrich, o design de produção de O Que Terá Acontecido a Baby Jane? também merece destaque. A casa, por exemplo, serve como cenário perfeito para o embate entre as duas irmãs. Fria e distante, com fotos apenas de Jane, o local oferece mais dimensão à trama psicológica. O mesmo acontece com o figurino de Bette Davis: com maquiagem exagerada e um vestido que lembra o que usava na infância, completa de maneira genial o retrato de uma mulher perturbada, patética e, ao mesmo tempo, perigosa.
Elenco: